Receba dicas exclusivas no seu e-mail!
23/05/2019
“SERÁ QUE ENERGIA SOLAR VALE A PENA?”
Energia solar agora é a alternativa do momento. Imagina depois de alguns anos ficar livre da conta de energia elétrica, tudo de bom não é mesmo ?
Então vamos entender como essa tecnologia funciona na pratica.
Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica.
Nas duas últimas décadas, a energia fotovoltaica (FV), também conhecida como PV Solar, evoluiu de um nicho de mercado puro de aplicações de pequena escala para se tornar uma fonte de eletricidade generalizada. Uma célula solar é um dispositivo que converte luz diretamente em eletricidade usando o efeito fotoelétrico.
De Manhã – Captação
Durante o dia os painéis fotovoltaicos convertem a energia do sol em eletricidade. A produção de energia só depende da área disponível em seu telhado e do nível de radiação da sua cidade: que varia de região para região.
Durante o Dia – Conversão
O Micro inversor converte a energia solar para o formato que você pode utilizar nas tomadas de corrente continua (CC) para corrente alternada(CA). Sem necessidade de obras ou de alteração das instalações elétricas da sua casa.
A noite – Compensação
Caso você não consuma toda a energia solar produzida, o excesso de eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz bidirecional e você é recompensado pelo Sistema de Compensação de Energia Elétrica, com créditos para consumir energia da concessionaria.
Para conferir essas e outras informações sobre a instalação do sistema de energia fotovoltaica baixe esse e outros e-books em nossa galeria “Dicas do JUANITO“
Mas …. e a pergunta que não quer calar ….. “SERÁ QUE ENERGIA SOLAR VALE A PENA?”
O tempo de retorno do investimento em energia solar ou ‘payback’ representa o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, comece a dar lucro para o proprietário. Basicamente, para fazer este cálculo é necessário fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente.
PAYBACK (meses) = Investimento (R$) / Energia gerada (kWh/mês) x Valor da tarifa
O cálculo do payback de um sistema de energia solar fotovoltaico deve, portanto, levar em consideração o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema fotovoltaico (produção de energia em kWh). No Brasil, o playback varia bastante em função da radiação solar e tarifas cobradas e, quanto maiores estes valores, menor será́ o payback do sistema. Se fizermos uma estimativa nacional, o tempo de retorno do investimento pode ser menor do que 5 anos ou mesmo maior do que 8 anos. Portanto, como estes sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, perceba que mesmo que o sistema se pague em 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita!
Conte com a gente na hora de Projetar sua casa e dê uma olhadinha nos nossos projetos no YouTube
Abraços e até a próxima dica do JUANITO.
Postado por juan
JUAN ANTONIO JURADO
Arquiteto & Urbanista
ADQUIRINDO NOSSO E-BOOK VOCÊ ESTARÁ
CONTRIBUINDO COM OS AMIGOS DO BEM
PARTICIPE DESTA CAUSA
Receba dicas exclusivas no seu e-mail!
© 2019 Todos direitos reservados