Receba dicas exclusivas no seu e-mail!
03/12/2019
Você se mudou para sua nova casa, desempacotou as caixas, arrumou e reorganizou os móveis, pendurou algumas coisas nas paredes, mas está achando que falta algo mais …..
Hummm. Você sabe, ou pensa que sabe como deseja que os ambientes de sua casa fique, mas fica perdido igual seu cachorrinho no dia da mudança ao ver as paredes brancas e as coisas antigas que você acumulou e se recorda do maravilhoso e confortável visual convidativo que você viu no Show Room das Lojas que visitou para comprar os móveis e decorações do seu novo Lar.
Antes que você entre em pânico e a verdadeira ansiedade se manifeste, existem soluções mais fáceis ao seu alcance do que nunca. Existem revistas de decoração, programas de decoração para casa, sites, varejistas, ótimos livros com ótimas instruções. Visitar casas modelo novamente ajudará. “Ok”, você diz: “Eu os vejo, eu os compro, os visito, gosto deles, mas como faço isso? Não sei por onde começar. “
Comece com um quarto que você viu e amou em uma revista ou casa modelo. Vamos chamá-lo de seu quarto dos sonhos. Se você puder ir à casa modelo para sentir e estudar o espaço ou a sala, obterá os melhores resultados. Pergunte se você pode tirar fotos dos modelos também. Isso ajudará quando você chegar em casa e quando fizer compras. Leve consigo uma fita métrica e um caderno espiral para fazer anotações e desenhar esboços.
Vamos começar a decorar vendo o que gostamos.
Todas as paredes têm a mesma cor e o teto também? De que cor é a sala? Escreva isso. Existe um trilho de cadeira ou moldura decorativa no teto, revestimento de parede ou pintura falsa? O que há no chão? Há azulejos, madeira, carpete, tapetes? Qual a cor, textura e padrão? O tapete da área é trançado ou um tapete persa ou um design contemporâneo é colocado diagonalmente parcialmente sob uma das cadeiras e sofá?
Que estilo é o mobiliário? É tudo um conjunto correspondente? Todas as madeiras combinam? Talvez as cadeiras e o sofá da sala sejam do mesmo estilo e com acabamento em madeira, mas as cadeiras tenham um estofamento estampado e o sofá seja um tecido sólido ou listrado. Escreva isso.
Como é organizado o mobiliário? O sofá fica no meio da sala, separando a área de estar da mesa de jantar, ou todos os móveis estão encostados nas paredes? Desenhe uma pequena planta baixa para não esquecer quando chegar em casa.
As janelas. Existem persianas ou cortinas? As hastes são grandes ou pequenas, de madeira ou metal, com enfeites enormes? Tome nota disso. Se houver painéis em cada lado da janela, eles vão até o chão? De que cor são eles? Eles combinam com as paredes ou são do mesmo tecido que as almofadas no sofá? É a cortina que chama sua atenção? Você terá que considerar a exposição e a privacidade fora de suas próprias janelas quando fizer sua seleção.
O toque especial são os acessórios. Isso geralmente é o que muitas pessoas mais amam nas casas modelo ou nas fotos de revistas que as inspiram. Os detalhes, as pequenas coisas que todos gostamos de coletar e comprar quando fazemos compras. É isso que une a sala e lhe confere personalidade. Na sala que você ama, que tipo de lâmpadas existem? Existe um lugar para guardar as coisas que você precisará guardar? Há várias coisas agrupadas na mesa de café? Quais são os tamanhos? Existe algo bem alto, um grande prato redondo colocado em um suporte e uma caixa agrupada? Se houver fotografias nas mesas de canto, qual o tamanho delas e como o estilo da moldura funciona com todo o resto da sala?
O que há nas paredes? Há uma foto grande em cima do sofá ou há um arranjo de fotos em preto e branco em molduras de tamanhos diferentes? Qual é a cor da tela e quanto espaço da foto para a moldura? Detalhes, detalhes, detalhes. Faça um esboço da organização da imagem e dos tamanhos em seu caderno.
Parabéns. Você acabou de concluir o primeiro passo para decorar sua própria casa.
Você sabe o que quer, como tudo se encaixa e como será. Você não precisa fazer tudo de uma vez, pois provavelmente você já tem as peças de mobiliário e acessórios e já pode escolher as as lâmpadas e o tapete da área também, ou simplesmente ter que recriar e reorganizar.
Iniciar. Vá para a loja de tintas e selecione as cores de tinta que você achar melhor para o seu quarto dos sonhos. Pegue várias amostras, a cor pode enganar e elas podem parecer diferentes dependendo da luz. Leve-os de volta à casa modelo e veja quais combinam melhor. Compre a tinta e pinte o ambiente.
Verifique a iluminação natural da sua casa e caso necessário abuse das cortinas de tecido ou persianas e lembre-se também de manter a sua privacidade e conforto em todos os ambientes de forma correta. É aqui que muitas pessoas se perdem.
Gostou das dicas do JUANITO ? Acompanhe nosso Blog e qualquer coisa pode contar com nossa equipe de Arquitetos
Agora é com você …..dê o primeiro passo para deixar sua casa ou apartamento do seu jeito e qualquer coisa pode contar com o JUANITO em seus projetos e não se esqueça de dar uma olhadinha em nossos projetos no YouTube
Ah …. não se esqueça de ver nosso e-book sobre a NBR 16280/14 lá eu falo sobre a necessidade da elaboração do Laudo Técnico de reformas. para apartamentos
Abraços e até a próxima dica do JUANITO.
Postado por juan
JUAN ANTONIO JURADO
Arquiteto & Urbanista
ADQUIRINDO NOSSO E-BOOK VOCÊ ESTARÁ
CONTRIBUINDO COM OS AMIGOS DO BEM
PARTICIPE DESTA CAUSA
Receba dicas exclusivas no seu e-mail!
© 2019 Todos direitos reservados